sábado, 25 de setembro de 2010

Historia da Praia das Fontes

>  
               Antigamente numa vila de pescadores moravam 3 famílias: Laurindo, Sousa e Rocha. A vila se chamava frexeiras era uma vila bem simples. Esse nome frexeiras é originário dos indios que ali habitavam, frexeiras vem do tupi guarani que significa linda praia. Outras pessoas dizem que esse nome vem de flechas, pois os Europeus chegaram aqui e os índios com suas armas atacaram os navegantes que aqui chegaram, os habitantes viviam da pesca, do cultivo de milho e mandioca. Em lugar simples mais que tinha várias historias de terror. Uma menina na ladeira, essa história era de uma criança que acompanhava as pessoas que passavam na ladeira, ela seguia as pessoas depois sumia. A segunda história é o navio, pescadores que iam para o mar à noite, disseram ver um navio branco com várias pessoas, depois o navio desaparecia. Hoje o nome desse lugar é Praia das Fontes pelo motivo de ter várias fontes de água doce.

Entrevistados : Tio Dédé, Tio Dão e seu Picote.
Entrevistadores : Lucas de Sousa Lima e Felipe Carvalho.

História Morro Branco

Suas origens estão vinculadas a uma Sesmaria concedida pelo Capitão-Mor Thomaz Cabral de Olival aos fazendeiros Domingos Ferreira Chaves, Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire e João Carvalho da Nóbrega. Essa Sesmaria compreendida, além de outras glebas, os sítios Lucas e Bom Jardim, tendo como referência de data de 16 de Agosto de 1691. Quanto ao povoamento inicial, este se formou em torno do sítio Lucas, denominação predominante durante anos, pelo menos até que novas alterações se processassem.
           Sua elevação à categoria de Vila ocorreu na forma da Lei Provincial nº 2.051, de 24 de Novembro de 1883. O município viria dez anos após, conforme Lei nº 67, de 5 de Julho de 1892, tendo sido instalado a 18 de Setembro de 1893. Suprimido, conforme Lei nº 2.423, de 21 de Outubro de 1920, e restaurado na forma da Lei nº 2.436, de 21 de Outubro de 1926. Suprimido em segundo turno, conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de Maio de 1931, e finalmente restaurado segundo Lei nº 1.153, de 22 de Novembro de 1951, ocorrendo sua instalação a 25 de março de 1955.
                

            Os precedentes de apoio eclesial que iriam se manifestar no reduto consta dos primeiros anos do Século XIX, tendo por objeto de instigação um naufrágio em águas do Atlântico. Por ocasião do naufrágio, cuja extensão chegara a causar pânico em meio dos passageiros, uma senhora de nome Maria Calado, valeu-se da Sagrada Família, de quem era devota, prometendo erigir uma capela sob a invocação de Jesus, Maria e José, a qual deveria se situar em terras de primeira aportagem.
Atendido o petitório ou eventualmente satisfeita a súplica, tão logo se deu a aportagem, precisamente em praias de Morro Branco, em local entre o rio Choró e a Barra da Lagoa do Uruaú, veio em primeiro plano o cumprimento da promessa. A promitente senhora tratou da ereção da capela, nicho que pelos tempos adiante seria ocupado pelo cemitério local, conservando como lembrança o nome de Igreja Velha. Diz-se, segundo a tradição popular, que pessoas enfermas, quando invocam a proteção do nome salvador do naufrágio, são prontamente atendidas.

Galeria de Fotos

domingo, 12 de setembro de 2010

Turismo de Beberibe


TURISMO DE BEBERIBE :

Turista que deseja conhecer praias paradisíacas não pode deixar de visitar as que formam o litoral do município de Beberibe, a 83 km da capital. Com rede hoteleira de categoria internacional, o Parque Nacional das Falésias destaca-se na praia do Morro Branco, a 5 km de Beberibe.

Areias coloridas de tons amarelos, vermelho e branco conduzem o visitante ao Labirinto das Falésias. Os turistas podem também adquirir uma mostra beleza: as garrafas que trazem paisagens feitas com as areias coloridas, produzidas pelos artesãos locais.

Outra atração importante em Beberibe é a Praia das Fontes. Também contando com falésias coloridas de onde jorram fontes de água doce, o passeio de buggy é uma boa opção. A Lagoa do Uruaú é uma das maiores do Estado e também está localizada no município.



Praia de Morro Branco

As falésias se estendem à beira-mar, formando labirintos por onde os visitantes podem passear e observar areias de várias cores. Guias capacitados acompanham os turistas por estas curiosas e impressionantes estruturas esculpidas pala ação da água e do vento.

Por toda extensão da praia os visitantes podem tomar banho em bicas naturais de água doce que saem das falésias. No mar, jangadas saem para alto mar em busca de peixes e frutos do mar, que podem ser apreciados nas barracas de praia do Morro Branco. Já os que procuram aventura, contratam bugueiros para conhecer as emoções que as dunas do Morro Branco proporcionam. Belas lagoas surgem ao longo do passeio.

Na localidade, os visitantes têm a oportunidade de comprar peças artesanais. Destaque para as garrafinhas contendo paisagens feitas com areias coloridas. Os turistas podem conferir o momento em que esses souvirs estão sendo produzidos.

Praia das Fontes

De um lado, o mar. Do outro, as imensas falésias de cor avermelhada e suas fontes de águas naturais. Não é à toa que o nome do local é Praia das Fontes. Quem conhece esse paradisíaco cenário tem a opção de tomar banho de água salgada, no mar, ou banho de água doce, nas fontes naturais que descem das falésias até a praia. Um cenário único de beleza e tranqüilidade.




Lagoa de Uruaú

Os turistas que estão em Morro Branco podem conhecer ainda a Lagoa do Uruaú, a 24 km, onde são praticados esportes náuticos e passeios de buggys em seu entorno. O acesso é feito por uma via vicinal e pela CE-040.



segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como chegar em Beberibe

Beberibe

Distância de Fortaleza: 80 Km
Tempo de viagem: 1h
Itinerário: BR 116 ou CE 040

As falésias de Morro Branco formadas durante milhões de anos pela ação dos ventos e das marés sobre as dunas, representam uma das mais expressivas paisagens do litoral cearense.

Sua peculiar beleza as transformou em cenário natural de várias produções televisivas e cinematográficas. Ali foram filmados três novelas da Rede Globo, quatro filmes nacionais, um comercial de refrigerante francês e o mega-sucesso No Limite. A paisagem exótica dessas falésias foi o pano de fundo de seus enredos.